Libras
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
2014
1
APRESENTAÇÃO
Car@ alun@:
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua utilizada pelas comunidades surdas do Brasil, reconhecida oficialmente pela Lei Nº 10.436/2002 e pelo Decreto
5.626/2005.
A disciplina de Libras tem como objetivo proporcionar o aprendizado básico dessa língua, apresentar aspectos das comunidades surdas, da cultura e das identidades surdas e aspectos linguísticos (gramaticais).
As aulas serão expositivo-dialogadas com base nos textos desta apostila e desenvolvidas através de estratégias visuais para o uso da Libras. Serão priorizadas aulas para a compreensão e produção de sinais e sentenças em diferentes situações de comunicação, alfabeto manual, classificadores, expressões faciais e corporais e diálogos em sinais. Recomendamos que não utilizem a fala ou tradução aos colegas dos sinais e das expressões que estão sendo produzidas, visto que o objetivo é proporcionarmos aulas em que uma língua visual-gestual seja utilizada/aprendida.
Com isso, acreditamos que vocês poderão gradativamente compreender e produzir enunciados na Libras, estabelecendo assim uma comunicação com surdos e usuários dessa língua. Desejamos, com isso, que o uso da Libras seja ampliado em nossa instituição e forneça subsídios, em diferentes áreas, para o trabalho de futuros profissionais com pessoas surdas.
Boa aula a tod@s!
REPRESENTAÇÕES SOBRE OS SURDOS, COMUNIDADES, CULTURA
E MOVIMENTO SURDO1
Adriana da Silva Thoma
O que é ser surdo? A ausência da audição é condição suficiente para dizermos que um sujeito é surdo, do ponto de vista cultural?
Os surdos são homens, mulheres, homossexuais, heterossexuais... são negros, índios, brancos, ocidentais ou orientais... são pobres, ricos, trabalhadores ou desempregados... são honestos ou nem tanto... vivem em situação de dependência dos ouvintes ou são livres e independentes. São tantas condições de ser surdo quantas forem as possibilidades