Libras
DE TIMON-MA
Carla Poliana de Azevedo Almeida
RESUMO
São diversos os estudos sobre o surgimento da língua falada pela humanidade que gradualmente se tornou a língua complexa dos dias atuais. Alguns autores passam a considerar a existência de uma língua quando a mesma está ligada a uma cultura. Podemos assim dizer que a língua de sinais existe desde o surgimento da língua oral humana. No entanto, é buscando compreender essa língua e de quem dela faz uso que surge o interesse em aplicar a literatura para alunos surdos na escola pública municipal Matias Olímpio em Teresina-Pi. Se formos analisar o contexto social ao qual fazemos parte, os surdos necessitam ser reconhecidos, pois encontram-se na necessidade de ter um ensino voltado para eles, assim possibilitando que essas pessoas saiam da condição submissa a qual se encontram atualmente. Através da literatura procuraremos valorizar e desenvolver as habilidades que esses alunos possuem. A aquisição do sinal da fala depende do intercambio das pessoas á sua volta. A literatura permitira ao aluno surdo estruturar seu pensamento e assim traduzir o que sente. Palavras-Chave: Alunos Surdos. Literatura. Escola Pública.
INTRODUÇÂO
Este estudo foi desenvolvido na perspectiva em que se busca mostrar o ensino da literatura para alunos surdos na escola pública de Teresina-Pi, observar aulas de literatura em turma de classe regular que atendam alunos surdos; verificar a metodologia e a didática aplicada pelo professor de literatura com seus alunos; comparar a pratica docente observada com os dados obtidos na entrevista. Com objetivo de compreender tal processo.
O assunto despertou-me interesse pelo motivo de nutrir afinidade com a literatura, e a oportunidade de desenvolver um trabalho que tenha uma junção só; literatura e língua de sinais.
Todas estas questões serão devidamente respondidas, ao longo deste estudo, abordando a forma como a professora