Libras
Desde o primórdio da humanidade, a surdez é considerada uma polemica e um grande desafio para família, profissional medica e na educação, e ao decorrer dos tempos a surdes pode ser compreendias e seus tabus quebrados. Pessoas com surdez estão sendo inclusas nas escolas regulares, onde requer dos docentes estratégias para que ocorra aprendizagem e interação com todos os alunos ao mesmo tempo.
Os professores precisa se aprofundar mais para que possa assim desenvolver um melhor trabalho para atender toda a deficiência que exista na sala e assim promovendo a cultura de uma sociedade inclusa. Os alunos surdos precisam de ambientes educacionais estimuladores e que explorem suas capacidades em todos os sentidos.
Diante das considerações iniciais, o objetivo do presente relatório é de adquirimos um amplo conhecimento do que é a surdez, quais é seu aspecto medico cultural, sobre a cultura surda, como preparar atividades pedagógicas e como é aprendizagem para os alunos.
A proposta bilíngue traz uma grande contribuição para o desenvolvimento da criança surda ao reconhecer a LIBRAS como uma língua, com todo o potencial expressivo de uma língua oral e como instrumento de fortalecimento de estruturas linguísticas. O bilinguismo favorece o desenvolvimento cognitivo, alarga horizontes e amplia o pensamento criativo da criança surda.
A Temática da surdez em seu aspecto médico, cultural e social
Torna-se um desafio muito grande, a inclusão de pessoas portadoras de necessidades no Brasil, enquadrando os surdos que usam a capacidade de linguagem e a habilidade de adapta-la. Em gestões sociais, culturais e educacionais, de certa forma, não são vistos diante da sociedade por suas potencialidades, mas por limitações impostas por sua condição, como deficientes e que não são capazes, vistos assim por conta do atraso na aquisição da linguagem, que tem em seu desenvolvimento.
A língua de sinais, sendo ela especial, que utiliza a