libras
Como Surgiu?
O Instituto dos Surdos-Mudos, atualmente chamado, Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES) foi a primeira escola para surdos no Brasil, fundada em 1857. A partir deste, com a miscigenação da antiga língua de sinais brasileira com a língua de sinais francesa, que, definitivamente, nasceu a língua brasileira de sinais (Libras). É importante ressaltar que naquele tempo, o trabalho de oralização era feito pelos professores comuns, não havia os especialistas. Assim a comunidade surda veio conquistando seu espaço na sociedade. Hoje podemos observar que os governos têm preocupado com a inclusão em 1980, aconteceu em Milão um congresso que proibiu a língua dos sinais ( gestual), achou-se melhor adotar a oralização, julgando que esta seria de melhor valia para a educação e o aprendizado dos surdos.
Através de muita pesquisa e movimentos, foi legitimada a comunicação gestual entre surdos. em 1993 o projeto de lei entrou na longa batalha para a regulamentação da Libras no país.
Legalidade da lingua: Libras
Estão garantidas no Brasil, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da língua brasileira de sinais como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
Para os deficientes autiditivos a primeira língua (natural) é a língua Brasileira de Sinais ( Libras), e a segunda é a língua Portuguesa.
Libras é uma língua característica espaço-visual e por isso, não necessita de audição para ser adquirida.
Libras se caracteriza pela configuração de mãos, movimento, localização, ponto de articulação que combinados formam um único sinal. Comparando-se a palavra em língua portuguesa com o sinal em Libras, percebe-se que escrita alfabética portuguesa não contém o mesmo significado das palavras em língua de sinais.
Após a iniciação da nova linguagem para surdos, foi possível perceber melhora no quadro dos