libras
Aos pais cabe o papel de acompanhar o desenvolvimento da criança e dar constantes respostas aos professores no sentido de esclarecer as necessidades do filho e apresentar caminhos ao educador, afinal para ele esta também pode ser uma situação nova e desafiadora. Nesta jornada, pais e professores passam a ser parceiros na meta de educar aquela criança que apresenta diferenças linguísticas em virtude do distúrbio auditivo. É claro que isso dificulta o acesso aos conteúdos escolares de forma igualitária em relação aos demais alunos que desenvolveram a linguagem oral de forma natural, na convivência com outras crianças ou com alunos.
Como o desenvolvimento do aluno é estreitamente relacionado aos sentidos, a educação de um individuo com deficiência auditiva deve ser planejada executada por pessoas capacitadas, educando através de atividades que estimulem a interação com o meio em que o aluno esta inserido.
Confira abaixo algumas atividades que podem ser usadas para o desenvolvimento de deficientes auditivos e salas regulares:
Atividades rítmicas Serve para desenvolvimento da coordenação motora global e pode ser realizada em grupos. Ajuda a demonstração à utilização da comunicação através de gestos, o que facilita no aprendizado e fluência em LIBRAS, e também apresenta o conceito de cores para comunicação.
Um exemplo de atividade rítmica é jogo de bola de acordo com a velocidade ditada pelo professor, com bolas verdes, amarelas e vermelhas, que simbolizam ações a serem executadas.
Atividades de Mimica
É útil para ajudar na desenvoltura gestual, no posicionamento e conhecimento corporal, oque ajuda