Libras
Ao assistir ao vídeo:
1. Na primeira assista olhando somente para os sinais;
2. Na segunda atentem para a legenda;
3. Na terceira voltem a somente para os sinais;
Seguindo os passos acima propostos significaremos os sinais e aprenderemos a diferença entre Libras e Língua Portuguesa mais rápido!
É muito difícil assistir apenas uma vez e nos mantermos atentos tanto para a legenda como para a Libras.
As questões abaixo deverão ser respondidas após as três etapas propostas acima e estar respaldadas em pesquisa
1. Quais os sinais mais facilmente identificados durante o vídeo?
Resposta: chapeuzinho vermelho ,vovó ,mamãe .
2. O que pode ter favorecido tal identificação? Resposta: A capa vermelha ,a cabeça do lobo, a floresta com flores,a casa da vovo , o lenhador com sua arma .
3. Quais reflexões sobre a estrutura gramatical da LIBRAS e da Língua Portuguesa te levaram este vídeo? Resposta : As línguas de sinais se distinguem das línguas orais porque se utilizam do canal visual-espacial e não oral-auditivo. Porém, ambas possuem um léxico, isto é, um conjunto de símbolos convencionais, e uma gramática com um conjunto de regras que regula o uso desses símbolos. Primeiramente se dizia que a língua de sinais facilitava a aquisição da Língua Portuguesa.Com o tempo e depois de muita pesquisa, compreendemos que é preciso mostrar aos alunos que aquilo que é expresso na língua de sinais também pode ser representado na Língua Portuguesa escrita.
4. O que você destacaria quanto às diferenças entre essas duas modalidades?
5. Como pudemos observar as sentenças da LIBRAS são completamente diferentes do ponto de vista estrutural daquelas da Língua Portuguesa. Há diferenças na ordem das palavras, porque o português é uma língua de base sujeito-predicado enquanto que a LIBRAS é uma língua do tipo tópico