História dos juros
CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
Disciplina: Matemática Financeira
Acadêmico: Sandra Terezinha Rodrigues Carvalho
HISTÓRIA DOS JUROS
Neste trabalho abordaremos sobre a história e o conceito dos juros. A historia dos juros nasce em virtude do uso da moeda, surge, naturalmente com o empréstimo da moeda com o intuito de se beneficiar, uma forma de se enriquecer, ganhando com isso, além do bem emprestado que será devolvido, um valor a mais. Jose Roberto de Albuquerque Sampaio comenta:
¨Um dentre os primeiros registros históricos existentes sobre juros, esta no Velho testamento (Levíticos 25, 36/37; Êxodos 22, 25; e Ezequiel 18, 8). Moises recomendava que o empréstimo entre os hebreus somente se desse gratuitamente. Somente se tolerava a cobrança de juros em mútuos celebrados com estrangeiros”
A cobrança dos juros sempre foi alvo de debates, desde a Idade Média. A Igreja Católica repelia sua cobrança ao argumento de que a cobrança de juros constituía um pecado, uma vez que não se concebia a "remuneração do ócio", como os cristãos denominavam. Podemos conceituar os juros como sendo os rendimentos ou frutos civis do capital emprestado, ou seja, um custo financeiro (preço) pela sua utilização. Sob determinada ótica, refere-se à recompensa a ser paga ao credor em razão deste se privar de determinado bem em benefício do devedor. Jorge Cesa Ferreira da Silva descreve o conceito de juros, referindo-se também ao conceito adotado pela ciência da economia:
Juros, do ponto de vista econômico, significam a remuneração do capital, ou seja, o valor cobra pela utilização do capital de alguém por outrem. Grosso modo, os juros podem ser comparados, no âmbito deste ponto de vista, a um aluguel: enquanto aquele que utiliza um bem alheio deve pagar a este um determinado valor, o que priva o capital de outrem por algum tempo deve a este também