libras
Após diversas pesquisas e reflexões concluímos que existem inúmeros conceitos de educação: Educação como pratica da liberdade - Paulo Freire, Educação e Poder - Moacir Gadotti, Educação com senso comum a consciência filosófica – Demerval Saviani, Educação um instrumento para a humanização preparando o homem para o terceiro milênio – Sebastião da Silva, Educação como despertar capacidade infinita que existe em cada ser humano – M. Taniguch.
A educação como pratica metodológica de ensino e aprendizagem é um processo que deve ser desenvolvido por meio de um conjunto de tarefas que tem como objetivos:
Favorecer e facilitar a aprendizagem:
Despertar e estimular a capacidade infinita que existe em cada ser humano;
Articular educando, estudo e conteúdo pedagógico;
Desenvolver a auto estima e autoconfiança;
Estimular uma leitura nas entrelinhas raciocínio e parafraseando critico em sintonia com a realidade;
Pesquisando e refletindo sobre a influencia de Pierrenout na educação verificamos que suas ideias estão contidas nas Leis de Diretrizes e Bases na Educação Nacional, LBD e Diretrizes Curricular.
Pierrenout nas competências técnicas e habilidades para ensinar estão contidas nas Novas Diretrizes, embases da educação nacional e diretriz curricular, evidencia também que o educador para executar plenamente a sua tarefa de ensinar necessita:
Pierrenout evidencia também que o educador para executar plenamente sua tarefa de ensinar necessita:
Competência técnica e pedagógica;
Ética na construção de uma sociedade justa, fraterna e igualatória;
Respeito às diferenças, não esquecendo a questão moral;
Contribuir para diminuir as diferenças socioculturais;
A escola deve ser alegre, dar oportunidades para arte, risos, lazer, musica e para o corpo. Podemos afirmar que todas essas tarefas contribuem para o despertar e o desabrochar da capacidade do progredir o infinito que existe no interior de cada ser humano.
De acordo com o Artigo 205