libras
Processos:
Definição: É um grupo de atividades realizadas numa sequencia lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. (Hammer e Champy, 1994).
Mapeamento:
Definição: É uma ferramenta gerencial de comunicação que tem a finalidade de ajudar a melhorar os processos existentes ou de implantar uma nova estrutura voltada para processos.
Concluindo de acordo com o meu entendimento:
Processos: São tarefas a serem realizadas dentro de uma organização em uma sequencia, ou seja, cada etapa que se faz necessária com o intuito de produzir um bem ou serviço. Todas as etapas são impreteríveis para o andamento do processo produtivo, no qual se faz necessário para atender a demanda do mercado.
Mapeamento: O mapeamento tem como finalidade o encontro de pontos positivos e também de entraves que podem ocorrer nas organizações. Essa ferramenta auxilia no diagnóstico de possíveis gargalos, excessos, retrabalhos ou falhas, contribuindo com a melhoria dos processos e o bom andamento do negócio.
Resenha das páginas: 16 á 20, referente aos 4V´s do processo produtivo.
O processo produtivo possui características diferentes. Essas características destacam-se em quatro: volume, variedade, variação e visibilidade, nos quais seguem as definições abaixo:
Volume:
O volume é o indicador do processo produtivo, é através dele que conseguimos obter o grau de percepção de quanto precisarei de matéria-prima, mão-de-obra, tempo, número de pessoas para executar as tarefas ou a sistematização do trabalho para a produção.
Variedade:
É toda a execução flexível de um processo, que deve seguir uma programação e padronização para que o serviço seja realizado de forma eficaz. É um tipo de serviço diferenciado dos demais oferecidos de um mesmo segmento.
Variação:
A variação tem o objetivo de prever a demanda para o