LIbras
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA LIBRAS
NOME DO ALUNO: Daniella Di Lurdes
TAGUATINGA - FACNET
2012
Libras
Os surdos são indivíduos que possuem surdez, e utilizam por regras, a comunicação espaço-visual, como principal meio de conhecer o mundo e também para substituir a fala e a audição.
Aqui no Brasil, foi desenvolvida a linguagem chamada LIBRAS, sob á influencia da língua de sinais francesa e é largamente utilizada onde existem comunidades surdas. Caso o indivíduo resida em local onde não há uma comunidade assim denominada, ele se comunicará com gestos e outros por imposições familiares com certeza vão se comunicar com a linguagem falada.
A lei de nº 10436, de 24 de abril de 2002, garante ao surdo o direito a intérprete de libras em depoimentos e julgamentos de surdos e também no processo de inclusão de educando os surdos nas classes de ensino regular.
Embora os aspectos médico, individual e familiar ampliem o universo de análise sobre o fenômeno, nos chama a atenção para a necessidade de vê-los sob uma perspectiva sociocultural. O surdo difere do ouvinte, não apenas porque não ouve, mas porque desenvolve potencialidades psicoculturais próprias. Somos todas pessoas diferentes.
Cada país contém sua comunidade surda que possuem sua própria língua de sinais. Como exemplo podemos citar o país chamado Angola que desenvolveu a LGA, que é a língua Angolana de Sinais e Portugal que desenvolveu a LGP – Língua Gestual Portuguesa.
Existe também a possibilidade de o indivíduo utilizar a linguagem oral e assim pode se equiparar ao indivíduo ouvinte, isto é, através da leitura labial, uso de aparelhos, implantes auditivos e acompanhamento fonoaudiológico.
Para nos comunicarmos com uma pessoa surda, basta usar o que é óbvio e necessário, o contato visual que é a chave da comunicação quando os surdos se comunicam. Lembrando que a linguagem