A história da computação
Capítulo 1
Antes do computador
Quando se fala em computador, computação, informática, o que nos vem à cabeça são tecnologias modernas, rápidas, com acesso à internet, coisas portáteis. Porém, a história nos mostra que nem sempre foi assim. Computadores nem sempre foram rápidos, nem sempre tiveram mouse, monitor e teclado. Antes de tudo isso que vemos hoje chegar, houve muita mudança, trabalho e desenvolvimento. Sua história vem de muito tempo, mesmo quando não existiam tecnologias tão avançadas, os humanos sempre deram um jeito de calcular. A primeira calculadora conhecida e a mais famosa é o ábaco, podemos dizer que foi a partir dele que surgiram os computadores. O ábaco é um instrumento utilizado para fazer cálculos como adição, subtração e até mesmo fração. Foi inventado pelos chineses, porém existem também os ábacos japoneses, russos e astecas. Foi de grande importância num tempo em que para se contar grandes números demorava muito, ele agilizou o trabalho.
A máquina de pascal e o arithmomètre Após o milenar ábaco, outra tecnologia que tem se notícia é a “Máquina de Pascal”. Quando foi desenvolvida ela apenas tinha a capacidade de fazer somas. Porém, o cientista alemão Gottfried Leibniz a aprimorou e assim a Máquina de Pascal passou a fazer contas de multiplicação também. Embora fazendo essas contas, a Máquina de Pascal ainda não satisfazia totalmente os interesses. Usando o modelo de Pascal-Leibniz, Charles de Colmar criou o “Arithmomètre”, este foi o primeiro aparelho que tinha a capacidade de somar, subtrair, multiplicar e, com uma certa ajuda, dividir. Foi desenvolvido durante 90 anos e existiram 5000 exemplos.
O pai da computação, A máquina diferencial e a máquina analítica
Não se pode relatar a história da computação e o desenvolvimento dos computadores sem citar Charles Babbage, matemático e cientista inglês que é considerado o pai dos computadores.
Em 1821, Babbage teve a ideia de criar uma máquina que