Libras aula 5
Palavras-chave: surdos, educação, língua de sinais
ABSTRACT: Deaf people are in society for ages, but their history was always full of difficulties, since the prohibition of sigh language in Brazil to its recognition as an official language. This study presents a brief historical report about the deaf people history in order to overcome the hardships presented due to their condition, highlighting that, as time passes, these individuals have made great efforts to master such difficulties.
Keywords: deaf people, education, sign language
A história do povo surdo foi sempre cheia de dificuldades. No passado, foram considerados, geralmente, ineducáveis. Portanto, faremos um breve relato histórico, de toda uma trajetória repleta de dificuldades que, com o passar dos anos, estão sendo vencidas com esforço, luta e força de vontade por parte dos indivíduos surdos.
Aristóteles (384-322 a.C), conforme Guarinello (2007, p. 19), difundia que as pessoas surdas não podiam expressar nenhuma palavra e que, para atingir a consciência humana, a audição era o canal mais importante para o aprendizado. Seu veredito era de que os surdos não eram treináveis. E esse conceito permaneceu por séculos sem questionamentos.
A crença do povo romano era de que, os surdos, por não falarem, não podiam fazer testamentos e necessitavam de um curador para tratar de todos os seus negócios. Assim, no passado, os surdos eram considerados incapazes pelas sociedades.
De acordo com Rinaldi (1998), no final do século XV, não existiam escolas especializadas para