LIBRAS Atividade
Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários - DELL.
ELL714 – Elementos de Educação Especial e Fundamentos em método da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Atividade
Aluna: Larissa Brito dos Santos
Curso: Licenciatura em Matemática
7º semestre
Professora: Irziane dos Santos Cazumbá
Escolher três tópicos do livro “Libras? Que língua é essa?” e fazer resumo de cada um, e desenvolver uma pergunta para cada tópico e responder de forma dissertativa.
1. Surdo, surdo-mudo ou deficiente auditivo? (Capítulo 2, página 45)
O tópico acima traz algumas considerações sobre os termos mudo, surdo-mudo e deficiente auditivo, que traz uma discussão sobre preconceito que esses termos produzem. Tais termos tem se tornado uma marca assim como um estereotipo em que incomodam os surdos. Devido a isso falar sobre esse assunto é de suma importância, uma vez que isso tem implicações cruciais para a vida dos surdos.
Considero essencial para uma sociedade mais justa tentarmos entender a diversidades das pessoas, e àquelas que, especificamente, tem sua própria língua. Percebi que o termo surdo-mudo não é coerente, e deve ser banido da sociedade, visto que quem não possui a audição não quer dizer que tem comprometido as cordas vocais.
Pergunta: Ouvintes podem apresentar uma Identidade Surda?
Sim. Ouvintes podem apresentar uma identidade surda, quando expostos a ela precocemente, geralmente como acontece nas famílias de pais surdos com filhos ouvintes que tem como língua materna a Libras L1 e posteriormente aprendem o Português L2.
2. O Surdo não fala porque não ouve? (Capitulo 2, página 55)
Esse tópico está ligado com o anterior exposto nessa atividade, que já entendemos que o surdo não tem as suas cordas vocais comprometidas, pelo contrário possuem condições físicas e fisiológicas para falar. Porem algumas pessoas que não escutam não falam pois não foram ensinadas, outras porque acham que a língua dos surdos favorece a efetivação e a