Liberdade
PROF. ONOFRE CROSSI FILHO
(Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1588305728078639)
NOÇÕES DE FILOSOFIA POLÍTICA
Nas nossas primeiras aulas tratamos brevemente sobre o que seja a igualdade como componente fundamental para o entendimento dos problemas políticos. Nesta aula trabalharemos outro importante elemento da base da compreensão política: a Liberdade. Assim, trataremos de algumas noções de Filosofia Política visando compreender com maior clareza os seguintes tópicos do nosso Plano de ensino:
3. O sentido da democracia.
3.1 O Estado capitalista.
3.2 A ética na política.
3.3 Programas assistenciais focados no ensino superior e suas conseqüências.
A questão inicial sobre a nossa visão política moderna, segundo Benjamin Constant, deve partir da diferença entre o modo de entender a liberdade para os povos antigos e gregos clássicos comparando-o com o modo como nós entendemos a liberdade contemporânea. Assim, interpretaremos um texto consagrado desse filósofo e político francês, escrito em 1819, que destaca de maneira sublime as diferenças entre a liberdade para os antigos e a liberdade para os modernos.
DA LIBERDADE DOS ANTIGOS COMPARADA À DOS MODERNOS
Adaptação do texto original de BENJAMIN CONSTANT - 1819
Proponho-me submeter a vosso julgamento algumas distinções, ainda bastante novas, entre duas formas de liberdade, cujas diferenças até hoje não foram percebidas ou que, pelo menos, foram muito pouco observadas. Uma é a liberdade cujo exercício era tão caro aos povos antigos; a outra, aquela cujo uso é particularmente útil para as nações modernas.
Vocês podem me perguntar, Senhores, o que em nossos dias um inglês, um francês, um habitante dos Estados Unidos da América entendem pela palavra liberdade.
É para cada um o direito de não se submeter senão às leis, de não poder ser preso, nem detido, nem condenado, nem maltratado de nenhuma maneira, pelo efeito da vontade arbitrária de um ou