Liberdade
Campus Sobral
Curso: Psicologia
Disciplina: Introdução à Filosofia
Profª.: Rita Helena S. Ferreira Gomes
Liberdade e Influência da Mídia
(Busca frequente pela Liberdade de Expressão)
Francisca Alana Bezerra Dias
Matrícula: 365432
Sobral, Abril de 2014
Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. A liberdade é um conceito utópico, uma vez que é questionável se realmente os indivíduos tem a liberdade que dizem ter, se com as mídias ela realmente existe, ou não. Diversos pensadores e filósofos dissertaram sobre a liberdade, como Sartre, Descartes, Kant, Marx e outros.
Segundo o Dicionário de Psicologia, a margem de liberdade do indivíduo é determinada em primeiro lugar por sua constituição psicofísica, e em segundo pelas influências socioculturais. Existem diversos graus individuais de liberdade, caráter e traços de personalidade de um homem, e este é dotado de vontade e de capacidade para tomar decisões, podendo nessa medida agir espontaneamente dentro dos limites de sua capacidade de liberdade, sendo responsável por suas ações e omissões.
Para Sartre, o homem é homem pela sua condição de ser livre. O homem é fruto de sua liberdade porque quotidianamente escolhe as ações que irá praticar.
Com efeito, sou um existente que aprende sua liberdade através de seus atos; mas sou também um existente cuja existência individual e única temporaliza-se como liberdade [...] Assim, minha liberdade está perpetuamente em questão em meu ser; não se trata de uma qualidade sobreposta ou uma propriedade de minha natureza; é bem precisamente a textura de meu ser... (SARTRE, 1998, p. 542/543, apud SILVA, 2013, p. 2). Na sociedade atual o tema liberdade é bastante questionável pelo fato da existência da mídia que é um fator de alienação constante, deixando o indivíduo sempre em uma situação de escolha entre algo que de certa forma já esta