Liberdade e submissão
Nasceu em 5 de maio de 1818 na cidade de Trier na Alemanha e morreu em 1883.
Foi muito influente e era muito preocupado em denunciar problemas do passado, mas apesar da denúncia muitos deles ainda existem e cada vez mais se agravam.
É provavelmente um dos pensadores que maior influência exerceu sobre a filosofia contemporânea.
01) Referência ao MATERIALISMO DIALÉTICO
• Marx fez uma crítica radical ao idealismo hegeliano, na qual afirma que Hegel inverte a relação entre o que é determinante: a realidade material e o que é determinado: as representações e conceitos acerca dessa realidade.
• Para ele a filosofia idealista seria, assim, uma grande mistificação que pretende entender o mundo real, concreto, como manifestação de uma
Razão absoluta.
• Marx afirma na introdução do livro ideologia Alemã:
“ Os pressupostos com os quais começamos não são arbitrários, nem dogmas, são pressupostos reais dos quais só é possível abstrair na imaginação. Os nossos pressupostos são indivíduos reais, a sua ação e as suas condições materiais de vida.
02) Referência ao MATERIALISMO HISTÓRICO
• Marx procurou compreender a história real dos homens em sociedade a partir das condições materiais nas quais eles vivem. Para ele, não existe o indivíduo formado fora das relações sociais.
• “a essência humana é o conjunto das relações sociais”.
03) Referência ao existencialismo
– onde o que Marx mais critica é a questão de como compreender o que é o homem. Não é o ter consciência (ser racional), nem tampouco ser um animal político, que confere ao homem sua singularidade, mas ser capaz de produzir suas condições de existência, tanto material quanto ideal, que diferencia o homem.
�� Para Marx, a forma como os indivíduos se comportam, agem, sentem e pensam se vincula com a forma como se dão as relações sociais. A manifestação da vida do sujeito reflete muito exatamente aquilo que ele é. O que