Liberdade de expressão
Alunas: Ana Gabriela Rodrigues e Beatriz Costa
Serie: 8° Ano A
Prof.ª: Marciene
Até onde vai a liberdade de expressão?
Um dos itens mais caros a uma democracia é a liberdade de expressão de seu povo. Sobretudo em países como os da América Latina, que viveram a experiência, relativamente recente, de uma Ditadura Militar, poder manifestar-se livremente é algo essencial para a vida em sociedade.
Mas até onde vai este direito de manifestar-se? Seria ele sem limites, tal qual se idealiza a liberdade?
É óbvio que todo cidadão brasileiro tem o direito de expressar seus pensamentos, sua filosofia de vida, sua religião, sua arte. Mas, a liberdade de um cidadão esbarra, diretamente, na liberdade do outro.
A liberdade de expressão passa pelo respeito ao próximo e às suas escolhas. O limite dessa liberdade vai até o ponto onde começa o direito do outro em se expressar de igual forma ou maneira.
Ponto de vista:
É nessas horas que me pergunto? Será que toda opinião merece ser compartilhada?
E aí me lembro daquele ditado "Se a palavra é prata, o silêncio é ouro".
Você tem todo o direito de não gostar de homossexuais, de negros, de mulheres, de crianças... Mas, será que o mundo quer saber disso?
Se não estamos prontos pra lidar com opiniões divergentes, críticas, que fiquemos calados. E, se achamos que nossa opinião merece ser divulgada, que ao menos possamos fazer isso com respeito ao próximo. Acredito que tudo na vida precise de equilíbrio, ou seja:
Liberdade de menos é censura liberdade de mais é baderna!
A questão é encontrar onde está esse ponto de equilíbrio!