Liberdade conduzindo o povo
Liberdade: a liberdade está sendo representada na obra como uma deusa clássica, com a eternidade e a virtude, seus traços são de boa aparência.
Os cadáveres: os mortos tem como objetivo de serem membros para a proteção do rei.Pode-se dizer que eles são inspirado em obras de Antoine-Jean Gros.
O homem de calças:É um fatos que mostra um cadáver desnudado desprotegido de sua dignidade.É bem provalvél que suas roupas tenham sido furtadas pelos revoltosos, que por sua vez usam objetos roubados.Pode-se perceber a a guerra parece indigna.
As bandeiras:Na obra pode se identificar 2 bandeiras, uma representando a liberdade e a outra sobre a catedral de Notre Dame.A bandeira vermelha foi usada na Revolução Francesa no ano de 1789 como também nas Guerras de Napoleão.
O campo de batalha:O local onde pode ter ocorrido a guerra seria a Ponte d ‘Arcole.Delacroix abre mão da fidalidade literal dos acontecimentos em prol dramáticos.
A composição:Pode-se afirmar que foi uma composição do gênero clássico, piramidal, em que a liberdade oculpa a pirâmide. O mosquete com baioneta cria uma linha paralela com a arma segurada pela criança.Percebe-se várias linhas diagonais trazem dinamismo à composição.
As cores:As cores são bem vivas destando a mulher que simboliza a liberdade.O Vermelho dad bandeira que está sobre o céu azul.As cores se repetem nas roupas dos trabalhadores.As vestimentas são pintadas em cores mais claras facilitando o sentido da pintura.
A luz: Existem fortes contrastes de luz dramatizando a cena.A luz na paisagem se mistura com a fumaça dos canhões.
A pincelada:as pinceladas de Delacroix são bem visíveis na tela, contrariando as regras que devem ser “invisível”.