O que é pesquisa
Todas as pessoas têm um senso comum, que nada mais é que uma capacidade de resolver um problema a partir de um conhecimento básico lógico que adquire-se no dia-a-dia. Suposições próprias sobre um determinado assunto no universo em que o indivíduo vive, que surge naturalmente e espontaneamente, através de emoções e valores individuais é um senso comum. Embora a ciência não seja o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade, há diferenças essenciais entre o conhecimento científico e o senso comum. O conhecimento científico é resultado de uma metodologia de pesquisa, a que são submetidas hipóteses básicas rigorosamente submetidas à verificação.
Desde o ensino fundamental, ensina-se a ler, contar e escrever. Não era importante o “pensar”. O importante era o aluno saber e pronto, e não o processo de levar a aprender, e educar, verdadeiramente. Claro que existem exceções. Mas, grande parte é assim. Com a Internet, o acesso a todos os tipos de conteúdos ficaram mais fáceis. E cada vez mais o comodismo tomou conta das pessoas. Tudo o que as pessoas acreditam que seja necessário saber, está na Internet. E em alguns casos, nem se preocupam em procurar saber se a informação encontrada está realmente correta.
Quando o aluno chega à universidade, tem dificuldades em fazer uma pesquisa corretamente, pois está acostumado a não pensar e copiar é bem mais cômodo.
Só que fazer uma pesquisa, não é tão simples assim. Existem várias definições para o termo “pesquisa”. "Pesquisa é a atividade científica pela qual descobrimos a realidade" (DEMO, 1987, p. 23), "Trabalho empreendido metodologicamente, quando surge um