Liberalismo
O que é?
Liberalismo é o sistema sócio-político-econômico baseado na defesa da liberdade do indivíduo em todos os aspectos de sua vida: Religioso, Econômico, Cultural, Político e Intelectual.
Na prática liberalismo quer dizer um sistema onde o indivíduo tenha liberdade para escolher sem ser obrigado pelo estado (Governo).
Liberalismo é também considerado como o oposto do socialismo.
Princípios básicos do liberalismo:
Todos os sistemas sócio-político-econômicos baseados no liberalismo possuem os seguintes princípios básicos:
- O Direito e a defesa da propriedade privada;
- Igualdade perante a lei;
- Mínima participação do estado na vida da sociedade, especialmente nos assuntos econômicos;
- Liberdade econômica;
Basicamente o pensamento liberal acredita que todo homem nasce livre para trabalhar onde, como e com que quiser, escolher o governo que quiser e a religião que quiser.
História do liberalismo
O pensamento liberal teve início na idade média e no pós idade média na Europa com o intuito de parar com as guerras religiosas e buscando melhorar a vida das pessoas da época.
Basicamente foi após a revolução francesa que o liberalismo ganhou força, passando nos próximos séculos a ser o sistema político-econômico oficial na maior parte dos países.
Contudo, durante o século XX houveram diversas revoluções contra o liberalismo e o sistema capitalista, especialmente podemos destacar a revolução Russa, que pôs fim ao liberalismo na Rússia, instaurando o socialismo e criando a poderosa União das Repúblicas socialistas Soviéticas (URSS).
Enquanto isto, do outro lado do planeta, o liberalismo foi a base para a instauração da maior democracia do mundo, os Estados Unidos.
Após a segunda guerra mundial o mundo se dividiu entre o sistema liberal capitalista liderado pelos Estados Unidos e o sistema socialista liderado pela União Soviética, o período onde os liberalistas e socialistas disputaram o controle do mundo foi chamado de guerra fria.
Com o