Liberalismo
Para o Liberalismo, o Individualismo é o princípio que considera o indivíduo enquanto sujeito que deve ser respeitado por possuir aptidões e talentos próprios, atualizados ou em potencial. Outro sentido do individualismo para o liberalismo é o de que indivíduos diferentes têm atributos diferentes. É de acordo com esses atributos, então, que cada um atinge uma posição social vantajosa ou não. De acordo com essa ideia, é responsabilidade dos indivíduos o fato de terem chegado a uma situação de riqueza ou de pobreza. Se a autoridade não limita os indivíduos, o único responsável pelo sucesso ou pelo fracasso social de cada um é o próprio indivíduo e não a organização social.
2. Como o Liberalismo vê a Liberdade?
O liberalismo usa do princípio da liberdade para combater os privilégios conferidos a certos indivíduos em virtude de nascimento ou do credo. O princípio da liberdade presume que um indivíduo seja tão livre quanto outro para atingir uma posição social vantajosa, em virtude de seus talentos e aptidões. O progresso geral da sociedade como um todo está condicionado ao progresso de cada indivíduo que obtém êxito econômico.
3. A Propriedade é um valor para o Liberalismo?
A Propriedade é outro elemento fundamental da doutrina liberal. Ela é entendida como um direito natural do indivíduo, e os liberais negam autoridade a qualquer agente político para usurpar seus direitos naturais.
4. O Liberalismo considera a Igualdade como uma característica de todos?
A Igualdade é um valor importante para a compreensão da doutrina liberal. Essa igualdade não significa, porém igualdade de condições materiais. Assim como os homens não são tidos como iguais em talentos e capacidades, também não podem ser iguais em riquezas. Se a propriedade é, em geral, uma retribuição ao talento, a propriedade para todos é impossível e só poderia ser obtida por espoliação