Comunicação Assertiva - Interação entre os jovens surdos e jovens ouvintes e as suas famílias
PEDAGÓGICA
Comunicação Assertiva
Interação entre os jovens surdos e jovens ouvintes e as suas famílias
10 de novembro de 2014
Nome do/a formador/a Ângela Maria Magalhães Teixeira
Introdução
O Plano de Intervenção Pedagógica que se propõe surge no âmbito do curso de
Formação Pedagógica Inicial de Formadores. Pretende-se que no final da formação sejamos capazes de construir um plano de formação com 25 horas que possa vir a ser exequível. A minha escolha recai sobre o tema Comunicação Assertiva - Interação entre os jovens surdos e jovens ouvintes e as suas famílias, uma vez que este tema é muito importante para pessoas que se encontrem ligados a instituições de ensino e/ou acolhimento de jovens surdos e ouvintes, (desempregados ou ativos).
Este curso visa proporcionar a aquisição de conhecimentos muito enriquecedores e importantes para os seus dias de trabalho.
Contextualização
Nesta formação pretende-se que os formandos possam compreender a dificuldade de comunicação entre os jovens surdos e jovens ouvintes e também com as famílias que os acompanham nas atividades. É importante reconhecer e valorizar o percurso das famílias com elementos surdos na aceitação do diagnóstico da surdez, sendo esperado que o formado seja capaz de identificar os diversos tipos, graus e causas da surdez, assim contribuindo para melhorar as interações entre surdos e ouvintes.
Ao proporcionar aos jovens surdos competências para a autoperceção sobre as suas habilidades e competências o formando está a fomentar a aceitação e a valorização da diferença, da heterogeneidade dos jovens ouvintes face aos jovens surdos.
2. Carga Horária
Módulo 1 - A Comunicação - 10h
Sub módulo 1.1 Comunicação Verbal e não-verbal - 3 h
Sub módulo 1.2 Diferença entre Língua e linguagem - 3 h
Sub módulo 1.3 Língua Gestual Portuguesa- 4 h
Módulo 2 - Os processos de ajustamento ao diagnóstico da Surdez – 5 h
Sub módulo 2.1 A teoria do luto – 2,5 h
Sub