Liberalismo economico e Estado intervencionista
Curso: Direito
Turma: 1ºA
2ª APS DE CIÊNCIA POLÍTICA
É necessário que se poste no portal ADX para valer horas complementares, a data limite de: 15/05 até às 23:00.
Defina liberalismo econômico, neo-liberalismo e Estado intervencionista. Desenvolva sua resposta com o mínimo de 20 linhas de word.
Definição de liberalismo econômico, neo-liberalismo e Estado intervencionista.
Liberalismo econômico ocorreu com a crise do mercantilismo e o abolustismo (Reis cobrando altos impostos). A origem do liberalismo é a busca dos novos modelos sociais, o povo estava cansado, daquele modelo absolutista onde se cobrava altos impostos. É o conjunto de princípios políticos e econômicos que pregavam a liberdade. O Estado não pode regular a economia, o estado serve pra dar base à saúde, educação e transporte. Suas principais características valorização do trabalho humano, livre concorrência, oposição (não intervenção do Estado, barreiras econômicas) e lei da oferta e da procura. Toda riqueza provem do Trabalho. O comercio apenas distribuía os produtos. A pobreza humana do liberalismo ela é baseada no fracasso humano.
Neoliberalismo é uma redefinição do liberalismo clássico. Uma serie de medidas, que tem como objetivo adequar à economia de um país a nova ordem mundial. O neoliberalismo prega a privatização de empresas estatais, reforma administrativa do Estado e a abertura da economia ao capital estrangeiro, ou seja, ao capital de outros países. Esta teoria econômica propunha a utilização de a implementação de políticas de oferta para aumentar a produtividade. Também indicavam uma forma essencial para melhorar a economia local e global era reduzir os preços e os salários. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema é capaz de proporcionar o