Trabalho Pesquisa Liberalismo Econômico
O Liberalismo Econômico é uma ideologia que se baseia com focos apenas no individuo, dando autonomia para que o mesmo possa fazer suas próprias escolhas sem intervenções estatais. Foi criada no século XVI para combater o mercantilismo no qual era severamente controlado pelas monarquias europeias e que impediam de que as populações prosperassem economicamente.
As teses do Liberalismo Econômico partem de um conceito de que o estado político deve se manter focado nas questões clássicas da sociedade como: saúde, educação, segurança e os órgãos legislativo e executivo, não interferindo nos meios econômicos e deixando com que a economia tenha o seu próprio rumo através do comércio.
Quem criou a mais famosa teoria sobre o Liberalismo Econômico foi o Escocês Adam Smith, considerado o pai da economia moderna foi um importante economista considerado a frente de seu tempo e que teve uma contribuição de extrema importância para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.
Em sua mais conhecida obra “A Riqueza das Nações” Adam critica as políticas protecionistas e as intervenções políticas do mercantilismo da época na economia e como isso resultava diretamente na vida das pessoas. Adam Smith também defendia o conceito de que toda riqueza proveniente de uma nação era devida as divisões de trabalho e de seus resultados econômicos.
Em seu livro ele também defendia que a livre concorrência e os acúmulos de capital eram fundamentais para o desenvolvimento econômico de qualquer país e que de acordo com sua análise o comércio não tinha como base a prestação de serviços dos comerciantes devido ao seu altruísmo e sim a necessidade da busca de cada um pelo seus próprios interesses, como ele mesmo disse em uma de suas famosas frases:
“Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que eles tem pelos próprios interesses. Apelamos não a sua generosidade, mas ao seu amor próprio, pois nunca