Produ O De Texto Individual Luiz Antonio De Oliveira Ead01635280
790 palavras
4 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4,5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................6
4 REFÊRENCIAS.........................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na escola FLÁVIA REGINA, escola particular especializada em educação especial na zona norte de Londrina, a respeito do desafio do professor na educação básica inclusiva. A pesquisa foi feita baseada na experiência desta escola que atende 142 alunos, de todos os tipos de síndromes ou deficiências, no ensino fundamental.
Esse artigo tem como objetivo avaliar a atuação do professor na prática da educação inclusiva e identificar possíveis metodologias de inserção para estes alunos.
2 DESENVOLVIMENTO
Segundo a diretora pedagógica IRAÍDES OLIVA LOZANO CARDOSO, da escola FLÁVIA REGINA, a política da educação inclusiva, segundo o modelo sugerido pelo Ministério da Educação, só funciona na teoria. O atendimento aos estudantes especiais não é uma receita universal, pois exige muitas adaptações.
Para a diretora IRAÍDES, 80% dos alunos não tem condição de freqüentar uma instituição de ensino regular.
Apenas um professor de apoio, para atender estudantes especiais em instituições regulares não é suficiente. O desenvolvimento desses alunos não se restringe ao campo pedagógico. A ESCOLA FLÁVIA REGINA oferece aos seus alunos atendimento clínico, com psicólogos, inclusive para os familiares, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, etc. Este tipo de atendimento em uma escola tradicional seria muito difícil.
Delfina Negro é mãe de um dos estudantes especiais matriculados na ESCOLA FLVIA REGINA. Além de cego, seu filho possui atraso cognitivo e