A economia política e as correntes econômicas
Neoliberalismo e a Crítica Marxista
O processo de ensino aprendizagem são etapas que no final darão o resultado desejado.
A
abordagem dialética considera as relações entre o indivíduo e a sociedade, entre as ideias e a base material, entre a realidade e sua compreensão pela ciência, o sujeito histórico e a luta de classes. É na práxis, na perspectiva dialética, que se dá a emancipação subjetiva e objetiva do homem e a destruição da opressão enquanto estrutura e transformação da consciência. (MINAYO, 2004, p. 269).
Perspectiva Metodológica de Análise
“De nada valem as ideias sem homens que possam pô-las em prática”. (Karl Marx)
A
realidade econômica e política da sociedade moderna, se faz necessário apreendê-la como processo histórico e social, pois, é nela que estão descritas as amarras unilaterais individualistas da burguesia e, contraditoriamente, as tensões provocadas pelas lutas de classes.
Unilateral - Situado num só lado. Que se inclina para um só lado.
Que só atende às razões, aos interesses de uma das partes em questão; parcial: medida unilateral.
Lutas de Classes
A
sociedade está construída sob relações econômicas e políticas que, fruto da revolução burguesa, consubstanciou as determinações sociais, impondo a diferença de classe, e consequentemente, à exploração do homem.
Como o materialismo trata a burguesia como classe revolucionária. A nitidez das relações pessoais que se mantêm congruentes ao fenômeno do poder. Nos dizeres de Antônio Severino, as relações de poder se interagem, o poder político, econômico e social mantém uma relação íntima e recrudescida na unilateralidade burguesa.
A
sociedade contemporânea está construída sob as transformações societárias, que envolve os aspectos ideoculturais, econômicos, políticos e sociais.
Há necessidade de