Li o de economia
1 - O FUNCIONAMENTO DA SELIC
Na lição nº8 identificamos os objetivos básicos da Política Fiscal: controlar o PIB (e o nível de emprego) e a inflação (IPC-A). Ela faz isso controlando o elemento mais importante do PIB, o consumo das famílias - apesar de, como vimos, não estar sendo utilizada para gerar caixa pro governo. Isso é possível porque manipula a massa salarial ao elevar ou reduzir os impostos e os gastos públicos, afetando diretamente o nosso consumo de bens e serviços (principalmente os preços livres). Ou seja, para frear nosso consumo pode literalmente meter a mão no nosso bolso esquerdo e se apropriar de parte do salário que lá está ao me cobrar mais impostos. Pode ainda reduzir o número de empregos, e com isso o consumo, ao reduzir os gastos públicos; ou seja, reduz a massa salarial, pois afeta a quantidade de pessoas empregadas.
Mas, mesmo metendo a mão no meu bolso esquerdo ainda tenho reais no bolso direito. Peguei-os emprestados no banco. Isso significa que apesar de controlar o meu salário eu ainda tenho um dinheiro que foge, por enquanto, ao seu controle, pois posso buscá-lo nos bancos. Ou seja, nós compramos não só em função dos nossos salários, mas também do crédito fornecido pelos bancos. Isto é, mesmo com salários baixos, ou altos impostos, ainda podemos consumir usando o dinheiro do bolso direito, o crédito.
Sabendo disso o governo adota uma outra política específica para retirar o dinheiro do bolso direito e reduzir nosso consumo, a Política Monetária. Os objetivos desta política são os mesmos da Política Fiscal, quais sejam, controlar PIB e inflação (IPC-A); mas esse controle se dá por meio do crédito e não dos impostos e gastos públicos. São, portanto, duas políticas (macroeconômicas) para controlar o consumo e o IPC-A, uma atuando sobre a renda individual e a total (massa salarial), e o outra controlando o crédito, na verdade, o preço dele (os juros).