Estudo de caso Li Fung
Transportes e Distribuição Física - Logística
Estudo de Caso 01 – A Empresa Li & Fung
A Empresa
Li& Fung (http://www.lifung.com/eng/global/home.php) é a maior trading exportadora de Hong Kong, e uma inovadora no desenvolvimento do moderno gerenciamento da cadeia de suprimentos num contexto globalizado. Fundada em 1906, em Cantão, sul da China, pelo avô de Victor Fung, a empresa foi a primeira companhia exportadora Chinesa, numa época em que o comércio do país era controlado por empresas estrangeiras. Sua única vantagem comparativa, na época de sua criação, era que seus membros falavam inglês. No início do século XX, uma carta do Ocidente gastava um mês para chegar à China. Mercadorias, por sua vez, demoravam três meses, no mínimo. Ninguém, nas fábricas chinesas, falava inglês, e os comerciantes americanos, por sua vez, não falavam chinês.
Na fase administrada pelo pai de Victor, a empresa atuava basicamente como broker (intermediário), recebendo uma comissão para estabelecer contatos entre compradores e fabricantes de produtos. Mas, como mera intermediária, a empresa estava sendo gradativamente espremida entre os clientes estrangeiros e as fábricas: recebendo 15% de comissão no início das atividades, o percentual foi caindo cada vez mais, chegando a apenas 3% no início da década de 1970.
Em 1976, Victor lecionava em Harvard e foi chamado por seu pai, juntamente com seu irmão William, para dirigir a empresa. A primeira constatação dos dois foi que intermediários, como a Li&Fung, não teriam mais que 10 anos de vida, se tanto. A idéia era transformar o negócio em algo diferente, desenvolvendo e implementando uma nova forma de atuação da empresa. A firma então foi se transformando, percorrendo vários estágios de desenvolvimento.
Os Três Estágios de Evolução da Li&Fung
Num primeiro estágio, abriram filiais em Formosa, Coréia e Cingapura, que passaram a atuar como agentes regionais, buscando