Caso Cli nico Hipertens o arterial

1061 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE
MEDICINA

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

09/2013

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

09/2013

1. Caso clínico
Identificação: J.V.M., 45 anos, masculino, motorista, casado, negro, evangélico, residente da Aldeia dos índios, Bairro Feitosa.
HDA: Paciente rastreado como suspeito de ser hipertenso durante a visita do agente comunitário de saúde, embora fosse totalmente assintomático, foi agendado para uma consulta de enfermagem. Na consulta, informou que, eventualmente, sentia um pouco de tontura, mas não valorizava este fato já que também bebia e pensava que era algo relacionado ao fígado. A pressão arterial medida na consulta foi de 180x106mmHg.
Antecedentes pessoais: Fumante de 20 cigarros/dia. Faz uso moderado de bebida alcoólica. Sedentário no momento, mas até 6 meses atrás caminhava 2x na semana. Refere ter tido colesterol alto e não soube informar sobre diabetes.
Antecedentes familiares: Pai, falecido devido à AVC, era diabético e hipertenso. Mãe, falecida aos 76 anos devido à infarto. Possui um irmão, de 20 anos, com doença cardíaca.

1.1 Exame físico pela enfermagem
Altura: 1,65cm; Peso: 86kg; Pulso: 82 bpm, cheio e irregular; PA: 180x106mmHg;
Mucosas: normocoradas.
Após dados obtidos durante a consulta com a enfermagem, o paciente deve ser encaminhado para consulta com o médico da equipe com o intuito de confirmar diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).

1.2 Definição de Hipertensão Arterial Sistêmica
A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença crônica degenerativa, multifatorial e não transmissível, que compromete os mecanismo vasodilatadores e vasoconstrictores, impossibilitando a ideal irrigação tecidual. É caracterizada por valores de pressão arterial > 140/90 mmHg e por ser a mais frequente das doenças cardiovasculares, sendo o principal fator de risco para complicações como infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC). Cerca de 90% dos pacientes com

Relacionados