Lhasa x Shih tzu
BREVE RESUMO HISTÓRICO:
LHASA APSO = Veio do Tibet, em altitudes elevadas e o clima pode ser rigoroso. Ele tinha que ser um pequeno cão resistente para suportar essas condições, e isso teve uma grande influência sobre seu desenvolvimento. Seu pelo longo e áspero com seu denso subpelo agiam como isolantes durante o inverno, e a queda do pelo sobre os olhos os protegiam do vento, poeira e luminosidade. Os primeiros Apsos chegaram à Grã-Bretanha no início de 1920 e logo estavam sendo exibidos em Londres. Quando eles foram vistos pela primeira vez na Grã-Bretanha foram confundidos com outros cães peludos Orientais e todos foram rotulados de “Lhasa Terriers”. Mais tarde se estabeleceu uma distinção, especialmente entre os Apsos e os Terriers Tibetanos, que se pensa terem sido os antecessores dos Apsos.
SHIH TZU = As pessoas tendem a se confundir entre os Apso e Shih Tzu, mas há uma série de diferenças muito distintas entre eles. As raízes desta raça estão no Tibete, mas ela foi desenvolvida na China, onde cães como estes viviam nos palácios imperiais. A China se tornou uma república em 1912, após o que exemplares da raça encontraram seu caminho para o ocidente, embora a primeira importação registrada para a Grã-Bretanha não ocorreu antes de 1931. Foi reconhecida como uma raça distinta de outras raças orientais em 1934, sendo concedido um registro separado pelo The Kennel Club em 1940.
AS DIFERENÇAS ENTRE AS RAÇAS
APARÊNCIA GERAL:
Lhasa Apso: Bem balanceado, robusto com pelagem abundante, mas sem excessos.
Shih Tzu: Robusto, pelagem abundante, mas não excessiva, com um distinto porte arrogante e com uma cabeça com aspecto de crisântemo.
PROPORÇÕES IMPORTANTES:
Lhasa Apso: O comprimento da ponta dos ombros até a ponta do ísquio deve ser maior que a altura na cernelha.
Shih Tzu: Mais longo entre a cernelha e a raiz da cauda do que a altura na cernelha.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO:
Lhasa Apso: Alegre e