Levantamentos sobre Marketing 3.0
341 palavras
2 páginas
As asserções defendem o marketing 3.0 em ascensão na era em que vivemos. Era esta em que o consumidor não preza apenas o preço e/ou qualidade do produto ao eleger a marca que irá consumir. Mas sim o consumidor que outrora fora massa de manobra facilmente influenciado pela imposição das empresas praticantes das tendências anteriores, agora, passa a exigir comprometimento das empresas fabricantes das marcas que consome com sustentabilidade em todo o processo, desde a produção, distribuição, venda e até pós-vendas. Ou seja, o cliente anseia por relacionamento autêntico e transparente com a marca de modo a ser envolvido em três aspectos fundamentais: mente, corpo e sobretudo, espírito. Com isso, o marketing 3.0 criou uma atmosfera onde o cliente é participante ativo das ações da empresa, opinando acerca dos produtos, podendo até ser co-criador através de promoções que fazem questão de obter a sua opinião e ideias sobre seus produtos e publicidade. Esta tendência também possibilita a participação do cliente através das diversas mídias sociais. Devido ao alto índice de exigência do cliente, as empresas praticantes desta tendência são levadas também a se envolver em projetos de sustentabilidade e fazer desta uma bandeira a ser hasteada.
Com o marketing 3.0 proposto por Kotler, as empresas que ainda estão presas ao passado, ou seja, exercendo o marketing 1.0 e 2.0, ficam em enorme desvantagem, pois seu foco não está espírito do consumidor.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes às práticas do Marketing 3.0 que engloba o cuidado com o meio ambiente e o cuidado com a sociedade em geral (e não somente com as pessoas que participam da sua fatia de mercado).
Há uma enorme necessidade em ser sustentável, adotando boas práticas que não prejudiquem ninguém ao redor. Pelo contrário, práticas que edifiquem a natureza e a qualidade de vida das pessoas.
Bom será quando todas as organizações estiverem praticando tais