Trabalho TEP
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
Disciplina: Técnicas Expressivas e Projetivas I
Professora: Maria Fernanda
Alunos: Fernanda Rosa, Gabriela Salem, Vanessa Miranda e Vinícius Barbati
Psicodiagnóstico
1) Identificação Para a realização da atividade proposta na disciplina de Técnicas Expressivas e Projetivas I, a qual o grupo deveria administrar os testes estudados em aula e elaborar um laudo psicológico, foi feita a avaliação de uma jovem de 18 anos, com ensino médio completo, que possui um histórico pregresso de quadro depressivo e ideação suicida.
2) Motivo da Procura A jovem submetida à avaliação foi procurada pelo grupo, através de um contato com sua neurologista. Não houve, a princípio, uma demanda por parte dela. Quando consultada, ela se mostrou disposta a participar e esse foi o critério adotado pelo grupo para escolhê-la.
3) Procedimentos Inicialmente, foi feita uma entrevista com a jovem, para entendermos melhor sua trajetória de vida e identificarmos possíveis demandas. Em seguida foram realizados o Teste de Apercepção Temática (TAT) e o HTP Casa – Árvore - Pessoa. Para o TAT, foram necessários dois dias de aplicação e as histórias produzidas oralmente por V.O.S. foram gravadas com sua autorização e, posteriormente, transcritas. A aplicação do HTP foi concluída em apenas um encontro, incluindo a feitura dos desenhos e a realização dos inquéritos. No total, foram necessários quatro encontros para concluirmos a avaliação.
4) Síntese da entrevista Na entrevista, V.O.S. falou sobre seu relacionamento com a família. Os pais são separados e ela vive com a mãe. A separação dos pais, inicialmente, gerou conflito entre mãe e filha, já que esta culpava a mãe pelo sofrimento causado com o desenlace matrimonial. V.O.S. afirmou que, em função da irritação gerada pela ausência da mãe, ela tomava várias atitudes revoltosas para chamar a atenção materna. Ela relatou que