Levantamento e avaliação de aspectos ambientais no processo de produção de dobradiças
Curso de Graduação em Tecnologia em Polímeros
Disciplina: Saneamento Ambiental
Prof. José Carlos Moura
Leandro José Soares
LEVANTAMENTO E AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE DOBRADIÇAS DE AUTOMÓVEIS
Sorocaba/SP
2011
Resumo
A avaliação das conseqüências ou interações das atividades de determinada empresa ou indústria sobre o meio ambiente é uma forma de evitar que acidentes ambientais ocorram e de se buscar a melhoria do processo de forma a minimizar os impactos sobre o meio ambiente, além de constituir um item fundamental para as empresas que buscam a certificação da série ISO14001 para seu sistema de gestão ambiental.
Esse trabalho tem por motivo abordar a aplicação do Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais na fabricação de dobradiças de automóveis por uma empresa de porte médio. Os dados foram coletados por meio da análise do fluxograma da fabricação da empresa e a do processo de montagem da dobradiça de porta, em especial. O método e critérios para o levantamento e avaliação dos aspectos e impactos ambientais foram baseados no procedimento interno da empresa.
Índice
1. Introdução
2. Critérios para o levantamento e avaliação dos aspectos e impactos
3. Fluxograma de processo de fabricação de dobradiças
4. Entradas e Saídas do Processo de Montagem
5. Avaliação dos aspectos e impactos do processo de montagem de dobradiças
6. Conclusão
1. Introdução
Um aspecto ambiental é definido na ISO 14001 (1996) como um “elemento das atividades, produtos e serviços de uma organização que possa interagir com o meio ambiente”. Uma observação a essa definição acrescenta que “um aspecto ambiental significativo é um aspecto ambiental que tenha ou possa ter um impacto significativo no meio ambiente”.
A finalidade da identificação dos aspectos ambientais é determinar quais deles têm ou podem