Steel frame
Nome do Projeto: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS CONSTRUTIVOS PARA HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL: ALVENARIA CONVENCIONAL VERSUS “STEEL FRAME”.
Protocolo: 2311
Nome da Orientadora: Mara Regina Gomes.
Nome do Bolsista: Júlio Preve Machado Campus/Unidade: Campus de Tubarão
Data do Relatório: 31/07/2008
Tipo do Projeto:
( ) PUIC Disciplina ( ) PUIC Continuado ( X ) PUIC Individual
1. Introdução
Ao longo de toda a sua história, a indústria da construção civil brasileira permaneceu estática sobre alguns aspectos. Enquanto outros setores voltavam-se para uso de materiais alternativos, para a industrialização intensiva, para a economia e o fim do desperdício de materiais, os sistemas construtivos continuaram tradicionais e, de certa forma, até conservadores.
Segundo MCT (2004), encontram-se entre os principais gargalos do setor da Construção a qualidade e produtividade insuficientes; o baixo nível de qualificação da mão-de-obra; e a insuficiência da oferta de habitações para a população de baixa renda.
No entanto, a busca de maior competitividade do setor de construção civil, pelo próprio efeito da globalização, tem levado as construtoras brasileiras a procurar com mais intensidade novas tecnologias, para atender a nova dinâmica de mercado.
Um dos fatores condicionantes ao crescimento da indústria da construção é a demanda por moradia que, por sua vez, depende do poder aquisitivo da população.
Segundo a FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO (2005), estima-se o déficit habitacional brasileiro, em 2005, em 7.902.699 moradias, o que significa 14,9% do total do estoque de domicílios. De acordo com a metodologia adotada no trabalho, o déficit habitacional está desmembrado em três tipos: o déficit por habitação com ocupação acima de uma família (caso de várias famílias vivendo sob o mesmo teto ou de sublocação de cômodos); o déficit por habitação precária (moradias constituídas de materiais ordinários