verbo
Os verbos podem ser flexionados em Pessoa(primeira, segunda e terceira), Número (singular ou plural), Modo (indicativo, subjuntivo e imperativo),Tempo (presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente, futuro do pretérito) e Voz (ativa, passiva ou reflexiva).
Os verbos são classificados quanto à Conjugação (primeira, terminados em ar; segunda, em er; terceira, em ir), Semântica (transitivos, intransitivos, impessoais e verbos de ligação) e ainda quanto à Morfologia (regulares e irregulares, nos quais incluem os verbos anômalos, defectivos e abundantes).
Verbos transitivos e intransitivos
Um verbo transitivo é aquele que admite o complemento direto, complemento indireto ou complemento direto e indireto. Neste caso, o conteúdo semântico do verbo transita para o complemento em questão.
Intransitivo é a designação de um verbo que é construído sem complemento direto ou indireto. (por exemplo: nascer, morrer). Neste caso, o conteúdo semântico do verbo não transita para o complemento.
Verbo da Vida
No contexto religioso, o termo "Verbo", quando escrito com inicial maiúscula, designa a palavra de Deus ou o próprio Deus, tal como escrito na Bíblia Sagrada: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." (João 1:1)
Esta palavra é usada no Novo Testamento, mais concretamente no Evangelho de João, para qualificar Jesus, que revela inteligência e sabedoria de Deus. Em algumas traduções da Bíblia, Verbo é substituído pelo termo "Palavra".
A designação de Verbo serve para descrever o Filho, Jesus, que tem a essência de Deus e faz parte da Santíssima Trindade.