Relatório Aula prática de Química - Engenharia 1º semestre
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL 1º Semestre
DISCIPLINA: QUIMICA GERAL E EXPERIMENTAL
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO DE QUIMICA
ALEXANDRO
DANIEL METZNER
DOUGLAS MACHADO
EDERSON BRANDES
FABIO DAL MARCO
FERNANDO DE PAULA
GISELE M. BUZZO
GUILHERME GUENTHER
JOÃO ANTÕNIO S. BITTENCOURT
JOSE ROBSON
LUIZ ALBERTO BARBOSA MAICON RODRIGUES
MATHEUS HENRIQUE GOETEN
MATHEUS VITORINO
INDAIAL / SC
ABRIL/2014
1. Introdução teórica e objetivo
Esta prática teve como objetivo a verificação experimental de algumas propriedades das funções inorgânicas.
A química mineral ou inorgânica abrange o estudo dos metaloides e dos metais e das combinações químicas, tem composição qualitativa, que varia muito de um para outro elemento. Na Química se dá o mesmo. Com o passar do tempo e com a descoberta de milhares de substâncias inorgânicas, os cientistas começaram a observar que alguns desses compostos podiam ser agrupados em famílias com propriedades semelhantes. Esses grupos são chamados de funções.
Conforme Peruzzo, a química inorgânica é um ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem carbono coordenado em cadeias. Estes materiais compreendem 95% das substâncias existentes na terra e podem ser divididos em quatro principais grupos funcionais: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos, cada um com suas propriedades químicas específicas.
Os óxidos são compostos binários nos quais o oxigênio é o elemento mais eletronegativo.
Óxidos de caráter acentuadamente iônico são classificados como óxidos básicos, pois quando reagem com água, geram como produto final uma base; quando reagem com um ácido, geram como produto final sal + água; quando reagem com óxidos-ácidos, geram como produto final um sal.
As Bases são compostos, capazes de sofrer dissociação na água liberando íons livres, mesmo em pequena quantidade, dos quais o único ânion é o hidróxido OH-. As bases são