RELATÓRIO DO PLANO DE AULA PRÁTICA II
RELATÓRIO DO PLANO DE AULA PRÁTICA II (Ácido-Base)
Trabalho experimental apresentado à disciplina Química Geral do curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para conclusão da referida disciplina.
Professor Especialista:
Disciplina: Química Geral
Curso: Engenharia de Petróleo
Campus: Macaé
Semestre Letivo/ Ano: 1/2012
Período: 1º
Data: 23/03/2012
Prática Nº: 2
Título da Prática: Ácido-Base
Página: 01 de 02
Objetivos (s): Realizar reações de neutralização de maneiras físicas diferentes, assim como utilizar indicadores ácido-base diferentes para análise de cada componente utilizado na prática. Analisar diferentes estados após a reação de neutralização.
Reagentes: Solução de hidróxido de sódio 6M (NaOH 6M), Água destilada (H2O), Solução de Ácido clorídrico 6M (HCl 6M), Papel tornassol, Solução de fenolftaleína 2%, Cloreto de sódio (NaCl), Cloreto de amônia (NH4Cl) e Carbonato de Sódio (Na2CO3).
Equipamentos e Vidrarias: Tubo de ensaio de 15 ml, Estante para tubos de ensaio, Pipeta de 5 ml, Pêra de sucção Becher de 50 ml, Conta gotas, Espátula, Vidro de relógio.
Relatório: 1 – Neutralização. Com a Pêra de sucção acoplado com as suas distintas pipeta foram adicionados 5 ml de soluções diferentes em 3 tubos de ensaio separados. O primeiro tubo foi adicionado a solução NaOH 6M, o segundo o solvente H2O, o terceiro a solução de HCl 6M e em seguida foi adicionado um pedaço pequeno de papel Tornassol nos mesmos. Foi observado que houve uma alteração nas cores dos no papeis de Tornassol; o primeiro tubo se caracterizou como uma solução mais básica como o PH 14 e cor roxa, o segundo tubo se caracterizou como uma solução neutra como o PH 7 e cor amarela e o terceiro tubo se caracterizou como uma solução mais ácida como o PH 1 e cor rosa. Ao adicional em todos os tudo 3 gotas de solução indicadora (fenolftaleína),