steel frame
SANTIAGO, Alexandre Kokke. O uso do sistema light steel frame: Associado a outros sistemas construtivos como fechamento vertical externo não estrutural. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto MG, 2008, p 9 -30.
O autor desenvolveu a pesquisa como requisito parcial para obtenção do título de mestre em ciências da Engenharia Civil, área de concentração: Construção metálica da Universidade Federal de Ouro Preto.
A pesquisa divide-se em oito capítulos nos interessando apenas o capitulo dois que se subdivide em mais cinco tópicos que aborda justamente o Sistema light steel frame (SLF).
Atendo-se o primeiro a apresentar o que seria o SLF seu conceito estrutural, suas vantagens e seu surgimento. Que deixou em aberto como essa tecnologia chegou ao Brasil.
Na segunda etapa é abordado o sistema construtivo do SLF, ou seja, como os elementos estruturais são constituídos, suas formas e dimensões e como as coberturas e lajes são montadas. Concordamos com o autor que todo processo de armação do esqueleto em SLF é pratico, pois, se trata de apenas montar os perfis que foram previamente descrito no projeto para que se tenha o mínimo de desperdício.
Em seguida, são tratados os acabamentos verticais sendo comentadas algumas características para os fechamentos verticais sejam eles internos ou externos bem como as formas para os isolamentos acústicos e térmicos. É imediato o pensamento que se estamos utilizando um sistema de construção mais leve que o convencional e para que o propósito continue se faz necessário que os componentes de acabamentos sejam compatíveis com o conceito estrutural do sistema, ou seja, eles também precisam ser leves para não por carga onde não de faz necessário. E quanto aos isolamentos estes devem ser chamados à atenção e serem muito bem feitos como colocados pelo autor para que se possa manter um bom isolamento entre as partições.
No trecho seguinte são descritos