levantamento radiometrico
O LR tem por objetivo primário avaliar as blindagens/barreiras de proteção das salas de exames que possuem equipamentos emissores de radiação ionizante. Avaliando se os níveis de dose equivalente a que estão expostos os trabalhadores e o público, em geral, estão de acordo com as restrições estabelecidas na legislação. A partir dos resultados pode-se garantir, sob o ponto de vista de Proteção Radiológica, a segurança da sala em que o equipamento está instalado, assim como de suas circunvizinhanças.
Para tal, utiliza-se um instrumento de medição apropriado de acordo com a qualidade e quantidade de radiação emitida durante os ensaios.
Na radiologia, o instrumento apropriado é a câmara de ionização de grande volume, pois esta possui adequada sensibilidade temporal e espacial. Para este tipo de análise, a saber, Levantamento Radiométrico, não é recomendado se utilizar contadores Geiger Müller e detectores Victoreen Modelo 450B e 450P (ou modelos novos similares). Em especial, os detectores Victoreen possuem um tempo de resposta à radiação muito elevado (aproximadamente 5 segundos), se comparado aos tempos de exposição utilizados na radiologia (aproximadamente 1 segundo), portanto os resultados não são confiáveis nesta modalidade.
Em radiologia, o LR deve ser realizado por um Especialista em Física do Radiodiagnóstico. [Portaria n° 453/98 – 3.9 (c) (ii)]
Este teste tem validade de 4 anos desde a realização do último levantamento, exceto se houver modificações na sala, carga de trabalho ou ocupação/características das salas adjacentes.
De acordo com a Portaria 453:
"3.9 c) ii) O relatório de levantamento radiométrico, deve ser emitido por um especialista em física de radiodiagnóstico (ou certificação equivalente), comprovando a conformidade com os níveis de restrição de dose estabelecidos neste Regulamento, como um dos relatórios de aceitação da instalação que devem estar contidos no memorial descritivo;
3.13 Um novo