Levantamento de seio maxilar com enxerto
697
LEVANTAMENTO DE SEIO MAXILAR COM ENXERTOS REVISTA DA LITERATURA * “MAXILLARY SINUS ELEVATION WITH GRAFTS – REVIEW OF THE LITERATURE”
CÁSSIA TAKAKO OMAGARI ** CLÓVIS MARZOLA *** JOÃO LOPES TOLEDO-FILHO **** FERNANDO MENDOZA SOLIS *****
________________________________________________
* Monografia apresentada ao Curso de especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, promovido pela APCD Regional de Bauru, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial. ** Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial. Professora do Curso e Orientadora do trabalho. *** Professor Titular de Cirurgia da FOB-USP Aposentado e da UNIP de Bauru. Co-orientador do Trabalho. **** Professor Titular de Anatomia da FOB-USP e Professor do Curso. ***** Concluente do Curso e autor da Monografia.
LEVANTAMENTO DE SEIO MAXILAR COM ENXERTOS REVISTA DA LITERATURA
698
RESUMO
A região maxilar posterior edêntula apresenta condições únicas e desafiadoras em cirurgia e implantodontia, comparadas às outras regiões dos maxilares. A atrofia óssea e a pneumatização do seio maxilar após a perda de elementos dentários, associado à baixa densidade óssea nessa região, proporciona local inadequado para a instalação de implantes dentários. Entre os procedimentos de reconstrução, o levantamento do seio maxilar com enxerto sinusal é uma das melhores opções para a obtenção de altura óssea suficiente para a instalação de implantes osseointegráveis. A técnica sofreu pequenas variações e atualmente o procedimento de elevação sinusal é amplamente realizado com diversos materiais de enxertia, incluindo osso autógeno, aloenxerto, xenoenxerto e material aloplástico, sendo considerado um procedimento com alto índice de sucesso.
ABSTRACT
The posterior maxillae endentulism presents a challenging and unique condition in implantology and