implantodontia
Curso Técnico em Saúde Bucal
IMPLANTODONTIA PARA TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL
Porto Alegre
MARÇO/2013
APRESENTAÇÃO
Este material foi desenvolvido com o intuito de transmitir ao Técnico em Saúde Bucal conhecimentos da rotina na prática da Implantodontia no consultório odontológico.
Dentro do conteúdo relacionado serão apresentadas ao TSB noções de conceitos básicos de implantodontia, conceitos de Biossegurança, conhecimento de instrumentais utilizados, apresentação de diferentes técnicas cirúrgicas aplicadas, além de conhecimentos sobre tratamento e manutenção de saúde periimplantar.
1. INTRODUÇÃO
A perda dos dentes é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Ela apresenta relação direta com distúrbios mastigatórios, gastrointestinais, envelhecimento facial, e prejudica o relacionamento social. Como conseqüências ocorrem alterações funcionais, estéticas e diminuição da auto-estima.
Os implantes dentários são a opção ideal para quem deseja repor alguns, ou mesmo todos os dentes. A cirurgia é feita através da colocação de pinos de titânio, que substituirão as raízes dentárias. A técnica de implante dentário apresenta ótimos resultados estéticos e mastigatórios. Pesquisas indicam que mais de 500 mil implantes dentários são realizados no mundo anualmente, e que as taxas de sucesso são de aproximadamente 95 a 98%
A perda de um ou mais dentes leva a uma condição estética desfavorável, além de comprometer todo um equilíbrio que ocorre no sistema mastigatório, que causa problemas de mordida e favorece o aparecimento de outras disfunções, portanto é fundamental uma rápida reposição do espaço. Dentre todas as alternativas reabilitadoras existentes, o implante, quando indicado em condições adequadas, é a melhor opção para substituir dentes perdidos.
Hoje em dia os implantes dentários de titânio são a melhor opção para a reposição de dentes, seja em casos com boa quantidade óssea, ou em casos com falta