Letras
Autora: Cecília Rodrigues da Silva - RA: 907115610
Orientadora: Niuza Barone Peres
RESUMO
Este artigo trata sobre a relação entre razão e emoção, entre inteligência e afetividade, no desenvolvimento da pessoa e no contexto da educação. Refere-se a uma análise da relação estabelecida entre a afetividade e o processo de ensino e aprendizagem, e sua relação que está inteiramente ligada ao desenvolvimento do aluno Traz a contribuição de Henri Wallon e de Augusto Cury entre outros, sobre como tais fatores estão presentes nos processos de aprendizagem e de constituição do sujeito.
Palavras-chave: afetividade, emoção, aprendizagem, desenvolvimento.
ABSTRACT
This article handles the relationship between reasoning and emotion, intelligence and affectivity in a person's development as well as in the education process. Refers to an analysis of the relationship established between the affection and the process of teaching and learning, and their relationship which is integrally connected to the development of student It refers to Augusto Cury and Henry Wallon's among others, contributions to how such factors participate in the processes of learning and subject constitution.
Key words: affectivity, emotion, learning process, development.
2 Introdução
O presente artigo ora apresentado aspira por estender-se e aprofundar-se no assunto que mostra a importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem de língua materna, partindo-se das prerrogativas do MEC (Ministério da Educação), uma vez que a Constituição Federal reconhece que deve haver um ambiente educacional adequado para iniciar o processo de ensino aprendizagem. Assim a escola deve adotar as políticas públicas que tenham por objeto a implementação da afetividade entre educador e educando propugnada no texto constitucional. No entanto, devemos primeiramente entender o que é