Letras
INTRODUÇÃO
Esse trabalho fala sobre as diferenças e semelhanças entre o Português Europeu e o Português Brasileiro, ele nos leva a refletir sobre as variações linguísticas presentes nos dois países e nos mostra que essa variação ocorre devido às classes sócias e a grande variedade regional existente no país.
DESENVOLVIMENTO
Respostas:
1) Português apesar de haver diferenças entre a linguagem dos dois países. O português brasileiro foi se modificando através das pronúncias diferentes, e entrou no nosso vocabulário palavras indígenas e africanas. Cada pessoa tem seu modo de falar, apesar das diferentes línguas faladas, cada país tem suas variações linguísticas, isso ocorre devido às mudanças regionais e pelas diferenças sociais. A língua falada entre os dois países se diferem e a língua escrita não, isso se deve ao acordo ortográfico feito entre os dois países.
2) Ocorre a ideia nacionalista porque eles acreditam no poder de um decreto para alterar a experiência histórica e particular de um povo. Quer impor um acordo ortográfico sem levar em conta a cultura de um povo, o que aprenderam na escola nos seus primeiros anos escolares, e durante toda uma vida, com seus antepassados. Deram um determinado tempo para adaptarmos a esse acordo e pronto, por eles estão tudo certo.
3) Porque ocorreram tantas mudanças na ortografia, que fica difícil saber a correta. Então temos que “naufragar”, pesquisar, estudar mais para aprendermos a usar a nova ortografia. A nova ortografia veio como uma regra, e um tempo determinado para habituarmos a ela. A intenção do acordo ortográfico era unificar a língua, porém ocasionou o desacordo ortográfico. Porque eles não respeitam e ainda tem preconceito com as diferenças no modo de falar das pessoas, não aceitam que a língua