letras
O presente trabalho mostra a importância da leitura e escrita, e como o letramento esta inserido no contexto da alfabetização, para que os educadores possam buscar estratégias para melhor desenvolver seu trabalho de forma produtiva.
Letramento coloca a participação ativa da criança no mundo da linguagem escrita, lidando com os mais variados gêneros textuais, de modo que possa adquirir experiências ligadas escrita da sociedade, no processo de alfabetização.
Ler e escrever de forma mecânica não garante a uma pessoa interação plena com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade. É preciso ser capaz de não apenas decodificar sons e letras, mas entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos.
Letramento
Estar alfabetizado é o sonho da maioria das crianças e pais, quando uma criança ou adulto está alfabetizado, compreende o sistema alfabético da escrita e se interage com o mundo.
As propostas didáticas que quero apresentar são para crianças com idades entre 6-8 anos e que unem alfabetização + letramento, ou seja, uma forma de alfabetizar letrando.
Objetivos: Despertar o interesse pela leitura, de modo que seja uma tarefa prazerosa.
Materiais / Recursos Utilizados: Livros trava-línguas, quadrinhos, poemas, canções de roda, adivinhas.
Procedimentos Didáticos: Devemos escolher atividades que despertem o gosto pela leitura, de modo que haja interação com livros infantis e atividades que as crianças possam ler e discutir sobre o que foi lido. Adequados para trabalhar à base alfabética e ortográfica, por serem de fácil memorização.As lendas, as fábulas e os contos são textos-bases de referência e desencadeadores de outras atividades presentes nessa proposta. Podemos afirmar que ensino da língua escrita e linguagem oral são ferramentas indispensáveis no aprendizado escolar, ambas tendem a caminhar juntas dando suporte na construção do conhecimento. O grande referencial da educação no Brasil e