letras
Ibilce – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas
Curso: Licenciatura em Letras – 4º ano, noturno
Disciplina: Sintaxe Descritiva da Língua Portuguesa
Docente: Profª Drª Gisele Cássia de Sousa
Discente: Monize Fuentes MenegassoFichamentoNoções básicas preliminares
Segundo Kury(1985), sintagma é uma palavra criada por Saussure, para designar dois elementos consecutivos, o determinado e o determinante e há entre eles uma relação necessária de subordinação. Sendo assim, o tipo por excelência de sintagma é a oração normal, composta de sujeito (determinante) e predicado (determinado).
O autor segue dizendo que nem todos os sintagmas são oracionais, há também o sintagma suboracional, o qual corresponde a uma parte da oração, quando o sujeito, ou o predicado ou seus adjuntos ou complementos são complexos, formados por um determinante e um determinado. Assim como a sequência suboracional, que ocorre quando se está diante de termos compostos coordenados entre si. Cita também, o sintagma superoracional, o qual ocorre numa ordem superior à oração, em que a oração subordinada funciona como determinante, e a principal como determinado. Assim como a sequência superoracional, que se coordena entre si duas ou mais orações.
No que diz respeito à análise sintática, o autor afirma que esta decompõe os elementos componentes da frase, examina a sua estrutura: divide um “período” nas “orações” que o compõem, e cada oração nos seus termos e serve para tornar claras e racionalmente perceptíveis as relações entre os membros da frase e também como elemento de verificação de boa construção de uma frase, assim como racionalizar a pontuação.
Kury define frase como a unidade de comunicação entre falante e ouvinte, escritor e leitor e que na linguagem oral, cada frase possui uma melodia, uma entoação peculiar que a escrita procura sugerir por meio de sinais de pontuação. Essa entoação é a alma da frase e um