Letras
AIRAS NUNES
Introdução
Este trabalho tem como objetivo a apresentação da vida e obra de Airas Nunes, um dos mais importantes autores do primeiro movimento literário ocorrido em Portugal.
Trovadorismo Também conhecido como Primeira Época Medieval, esse movimento literário da língua portuguesa iniciou-se em 1189 (ou 1198) em plena Idade Média. Trova é um poema monostrófico com quatro versos. Trovadores eram aqueles que compunham as poesias e as melodias que as acompanhavam, e as cantigas são as poesias cantadas. A pessoa que tocava e cantava as poesias chamava-se Jogral, e geralmente era o próprio trovador. As cantigas eram manuscritas e colecionadas em Cancioneiros, livros antigos que reuniam grande número de trovas.
Os Tipos de Cantigas Líricas: Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo Satíricas: Escárnio e Maldizer
Cantiga de Amor O eu lírico é masculino e ele canta as qualidades de seu amor, quem ele trata como superior.
Cantiga de Amigo Nela o eu lírico é feminino que canta seu amor pelo amigo (namorado) e se encontra acompanhada de sua mãe e amigas. A dama lamenta a ausência do amado
Cantiga de Escárnio O eu lírico faz uma sátira a alguma pessoa de forme indireta, com duplos sentidos e o nome da pessoa satirizada não é revelado.
Cantiga de Maldizer
Faz uma sátira direta e sem duplos sentidos, onde é comum a agressão verbal à pessoa satirizada. O nome da pessoa satirizada pode o não ser revelado.
A história de Airas Nunes Airas Nunes foi clérigo trovador e suas obras estão datadas nos fins do século XIII, entre os anos de 1284 e 1289. A categorização de clérigo dada ao poeta não significa que tenha sido um homem que foi “ordenado pelos princípios da Igreja”, mas sim que o trovador fora “letrado” com formação atravessada pela teologia e literatura. A falta de referências bibliográficas a respeito de a Airas Nunes dificulta compor o perfil de