letras
Funcionam como adjunto adverbial de outras orações e vêm, normalmente, introduzidas por uma das conjunções subordinativas .
São classificadas- de acordo com a conjunção ou locução conjuntiva que as introduz.
a) Causais:- indicam causa da ação e expressa pelo verbo da oração principal. Principais conjunções:- porque, pois que, uma vez que, visto que, já que, porquanto, como.
Ex:- Margarida começou a chorar porque Dirceu lhe pisara o pé.
b) Comparativas:- estabelece uma comparação com a ação indicada pelo verbo da oração principal. Principais conjunções- que, do que, assim como (tanto) quanto,como.
Atenção:- Frequentemente, omite-se o verbo da oração subordinada adverbial comparativa.
Ex:- Nadei como um cão.
> Nas orações comparativas, é comum o verbo ser o mesmo da oração principal e, por isso, ficar subentendido. Na frase “Ninguém une mais o Brasil ao Japão do que a gente” a forma verbal “une” da primeira oração, está implícita na oração comparativa “do que a gente(une)”
c) Condicionais:- expressam uma hipótese ou condição para que ocorra o fato expresso na oração principal. Principais conjunções:- se, caso, contanto que, desde que, salvo se, a menos que.
Ex:- Irei à praia cedo, se não chover.
d) Conformativas:- estabelece uma ideia de conformidade, concordância entre um fato nelas mencionado e outro expresso na oração principal. As conjunções principais são:- conforme, segundo, consoante.
Ex:- Conforme prometeu, pagará a dívida na próxima semana.
e) Concessivas:- indicam concessão, um fato contrário ao expresso na oração principal, porém insuficiente para analisá-lo. São introduzidos pelas conjunções:- embora, conquanto, mesmo que, se bem que, por mais que.
Ex:- Não percebeu nada, embora estivesse atento.
f) Finais:- indicam uma finalidade relativa ao fato expresso na oração principal. São introduzidas pelas conjunções:- para que, a fim de que.
Ex:- Tentei de