Letras
Sendo a educação o processo pelo quais os jovens adquirem ou formam "as atitudes e disposições fundamentais, não só intelectuais como emocionais, para com a natureza e o homem", é evidente que a educação constitui o campo de aplicação das filosofias, e, como tal, também de sua:
a) (X) elaboração e revisão. b) ( ) razão e explicação. c) ( ) metodologia e educação. d) ( ) racionalidade e fundamentação.
ATIVIDADE DA AULA 02
Há, portanto, uma importante restrição no tocante aos conteúdos que podem ser objeto do processo educacional, como menciona atrás, e essa restrição diz respeito ao valor que se atribui a esses conteúdos, em determinados contextos. Essa introdução de um elemento valorativo na definição de educação limita os conteúdos que podem ser partes integrantes:
a) (X) do processo educacional. b) ( ) do processo filosófico. c) ( ) da perspectiva educacional. d) ( ) da filosofia analítica.
ATIVIDADE DA AULA 03
Apesar de no Brasil já se estar fazendo uma produtiva análise e avaliação das últimas variações ocorridas no espaço filosófico mais influente do mundo, América do Norte e Europa, é importante ressaltar que a filosofia da educação das instituições está muito presa à cultura continental, com dificuldade de reconhecer seu papel:
a) ( ) na vida educativa. b) ( ) na vida teórica. c) (X) na vida prática. d) ( ) na vida filosófica.
ATIVIDADE DA AULA 04
O contrato da ética do futuro de Hans Jonas requer igualmente um duplo saber, “objetivamente, um conhecimento de causas das causas físicas; subjetivamente, um conhecimento dos fins humanos”. O próprio contrato educativo deve ser examinado à luz
a) (X) da crise da educação. b) ( ) da crise da filosofia. c) ( ) da crise dos paradigmas. d) ( ) da crise do