Letras Espanhol
LUUANDA
VAVÓ XÍXI E SEU NETO ZECA SANTOS
Ilhéus – BA
2013
LUUANDA
VAVÓ XÍXI E SEU NETO ZECA SANTOS
Projeto apresentado ao Programa de Graduação e Letras, da Universidade Estadual de Santa Cruz, como requisito para avaliação da disciplina Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
Ilhéus – BA
2013
LUUANDA
VAVÓ XÍXI E SEU NETO ZECA SANTOS
RESUMO
O objetivo deste artigo é apresentar uma descrição das principais características da obra Luuanda (1965) de José Luandino Vieira, além da vida e obra do autor e o contexto histórico de criação. Em um corpus constituído pelo conto “Vavó Xíxi e seu neto Zeca Santos”, uma das três “estórias” que constituem a obra, a abordagem foi realizada em termos gerais, dando especial relevância às categorias da narrativa e análises a respeito dos aspectos sociais a que alude o conto.
Palavras-chaves: Luuanda; Vavó Xíxi e seu neto Zeca Santos; conto; análises.
SUMÁRIO
RESUMO...........................................................................................................................iii
1. INTRODUÇÃO 4
2. JOSÉ VIEIRA MATEUS DA GRAÇA 4
4. LUUANDA E LUANDINO 5
5. “VAVÓ XÍXI SEU NETO ZECA SANTOS” 6
6. ANÁLISE DO CONTO 7
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho, iremos abordar uma das três estórias constitutivas da obra Luuanda (1965), de Luandino Vieira: Vavó Xíxi e seu neto Zeca Santos.
A abordagem será feita em termos gerais, dando especial relevância às categorias da narrativa e aos aspectos sociais a que alude o conto. Luandino Vieira ao escrever o livro Luuanda (1965), desperta um instinto nacionalista tendo como objetivo defender sua pátria, utilizando recurso literário e estético, que permitiu com que fizesse denuncia social da época, mas também, o teor revolucionário que