A história da Riqueza do Homem cap.III
SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
LIVRO: A HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM- LEO HUBERMAN
CAP III- RUMO AS CIDADES
COMO SURGIU
Diferente do feudo e das normas implantada naquela época surge às novas cidades que se deu com a grande expansão do comércio. As primeiras cidades surgiram na Itália e Holanda, foram criadas próximas as nascentes dos rios ou entre duas estradas, no local sempre existia uma igreja e um burgo, esse burgo (ZONA FORTIFICADORA) foi criado devido as grande quantidade de comerciantes que passavam por as cidades, foram criados para se refugiar de ataques e tanto para esperar as águas descongelarem ou as estradas lamacentas secarem. Como a expansão do comércio significa trabalho, assim se sucedeu as pessoas procuram as novas cidades em busca de trabalho e assim expandindo o comércio cada vez mais.
A ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES
As novas cidades teriam novas formas de convivências, mesmo sendo dos senhores feudais, bispos, nobres e reis, os comerciantes queriam suas próprias leis, seus próprios impostos, e que pudessem comercializar suas mercadorias livremente. Uma característica importante desse período é que os comerciantes tinham uma visão diferente dos senhores feudal, não viam as terras apenas como fonte de sobrevivência, eles tinha um conhecimento sobre o investimento do dinheiro, ele poderia investir em novas terras, hipotecar sem as interferências, assim como vender.
Os comerciantes agiam sempre juntos, se fosse pelo mar iriam a conjuntos, para não serem atacados pelos piratas, se pelas terras para que não fosse roubado, e agindo em conjuntos foram formadas as chamadas “corporações ou “ligas”, a fim de conquistar para sua cidade a liberdade necessária e expansão contínua.
COMO SURGIU A LIBERADE DAS CIDADES
A liberdade das cidades não era normalmente concedida de uma só vez, mas pouco a pouco. A princípio, o senhor vendia uma parte de seus direitos aos cidadãos, depois vendia mais